0

10 Dicas Para Um Blogspot Profissional

Que os blogs viraram um sucesso na Internet e uma forma de empreendimento que muitos aderiram buscando a independência financeira e profissional, não é novidade. No entanto, o trabalho não se resume apenas em criar um blog e desenvolver os posts, há uma série de passos a seguir para deixar seu blog mais profissional.

blogspot profissional

O Blogger é uma das plataformas mais populares para a criação de blog, até mesmo por ser uma plataforma da Google, que por ter seus serviços integrados, facilita a vida de quem trabalha com internet. Então confira 10 dicas para deixar seu blog no blogspot mais profissional:

1. Tenha um domínio próprio do seu blogspot:

Ao criar seu blog gratuitamente no Blogger, seu domínio terá o .blogspot logo após o domínio escolhido por você. Infelizmente, não transmite credibilidade. Um dos primeiros passos a serem seguidos ao criar um blog profissional é adquirir um domínio próprio, como .com ou .com.br.

Os preços variam muito, mas são bem acessíveis. É possível adquiri-los em empresas como o GoDaddy.com, Registro.br ou UOLHOST de acordo com a disponibilidade e são de fácil manutenção. Seu blog passará a ser visto de outra forma, mais confiável e com maior credibilidade.

2. Tenha um e-mail exclusivo para contato do blog:

Sempre deixe um e-mail para contato profissional no seu blog e nas redes sociais utilizadas para divulga-lo. Caso alguma empresa deseje entrar em contato com você, principalmente para parcerias, é esse e-mail que será utilizado.

Para dar uma credibilidade ainda maior, utilize o nome do seu domínio antes do @. Seu domínio é a sua marca, quanto mais formas de fazê-lo ser lembrado, melhor!

3. Utilize um template exclusivo e profissional:

O template do blog é importantíssimo. Ao acessar seu blog, o público verá primeiro o template para depois ler as postagens, e um bom template, com informações acessíveis e um design belo pode ser o diferencial necessário para seu blog.

Caso você não saiba programar e desenvolver layouts, nem tem como contratar um designer no momento, há templates gratuitos na internet que você pode fazer alterações e deixa-lo a sua cara.

4. Escreva artigos originais:

Jamais copie artigos de terceiros e publique-os em seu blog, principalmente sem a devida autorização. Além de ser crime utilizar conteúdos de terceiros sem dar os devidos créditos, a credibilidade do seu blog cai. Afinal, o público sempre procura autenticidade e inovação.

5. Tenha um mídia kit:

Esse é um passo importantíssimo caso você deseje vender espaços publicitários em seu blog além do AdSense, diretamente para as marcas, fazer parcerias ou entrar em networks. Um media kit consiste em um arquivo com sua logo, sobre o tipo de abordagem do seu blog, estatísticas e todo o seu material publicitário.

6. Tenha um cartão de visitas:

Essa é uma forma indireta de deixar seu blog mais profissional. Quando o seu blog estiver crescendo, será comum algumas marcas te chamarem para inaugurações e testes de produtos, nessas horas é importante você ter um cartão de visitas com a URL do seu blog e as formas de contato.

7. Tenha redes sociais exclusivas para seu blogspot:

As redes sociais se tornaram a forma de comunicação mais efetiva entre empreendedores digitais e o público, então é importantíssimo criar contas em redes como o Facebook, Google+, Twitter e o Instagram voltados apenas para divulgação do seu blog e de assuntos e imagens do seu nicho.

 8. Tenha uma identidade visual definida:

Tenha uma logomarca exclusiva, que faça seu público lembrar-se de você. Use-os em seus ícones das redes sociais, banners, cartão de visita e, principalmente, no header do seu blog.

9. Tenha um nicho de atuação definido:

Claro que no seu blog você poderá abordar os assuntos que quiser, mas ter um nicho de atuação definido ajudará você profissionalmente, tanto para fazer parcerias com outros blogs, marcas da categoria e até mesmo para ingressar em networks.

10. Inove:

Não há dúvidas que a inovação é a melhor saída para um blog de sucesso, afinal, o público quer algo novo, e não algo que já aparece em seu feed todos os dias. A inovação é a chave do sucesso até mesmo para blogs que fazem parte de nichos saturados.

Não há dúvidas que a acessibilidade à criação de blogs e sites e ao seu acesso atraiu a atenção de empreendedores digitais, o que tornou a área cada vez mais rentável. Com essas 10 dicas, você saberá como é fazer parte destes que alcançaram o sucesso profissional com a Internet.

Forte abraço,

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *