3

10 Técnicas de Escrita Magnética Arrasadoras!

Em todo empreendimento a abordagem com o cliente (ou público) deve fazer sentido para ele. Deve ser convincente, persuasivo, e com o empreendimento digital não é diferente.

Uma escrita magnética em seus sites deve ser memorável e, antes de tudo, engajadora. Deve ser convincente o suficiente para que o público termine de ler o texto e ainda assim ser sutil o suficiente para não soar apenas como uma venda. Para desenvolver uma escrita magnética para seu empreendimento, confira essas 10 técnicas arrasadoras!

escrita-magnetica

1. Uma escrita magnética deve ter repetições:

O importante é que o público entenda a mensagem que você gostaria que fosse passada com o texto. Fazer repetições pode ser persuasivo, se feito da forma correta.

Faça repetições de modo convincente, mas cuidado para que as sentenças não fiquem desconexas. Apesar das repetições, o texto precisa fazer completo sentido.

2. Conte uma história “magnética”:

Tente inserir uma história em sua abordagem. Além de fazer o restante da história soar de forma mais convincente, leitores normalmente gostam de acompanhar o fim da história, ou seja, é uma forma de manter o público até o fim da abordagem.

3. “Porque…”

Pessoas gostam de explicações e de conseguirem entender a abordagem. O uso frequente do “porque” faz o texto soar mais explicativo. Além do mais, o “porque” também é sinônimo de persuasão: Quanto mais você explica as razões e vantagens sobre algo usando o “porque”, mais convincente será para o público que aquela é uma boa abordagem.

4. Faça uso da credibilidade social:

Um texto que aborda uma forma bem sucedida de negócio prende a atenção do público e o mantem interessado. Mas como o público saberá que esse é um negócio bem sucedido? Use exemplos de profissionais que obtiveram sucesso da forma abordada.

Use referências a outros profissionais, além de transmitir segurança, fará seus leitores sentirem mais confiança em você.

5. Faça comparações:

Quando possível, faça comparações com cenários já existentes, que seu público sabe que é real. Dessa forma, seu argumento soará mais consistente.

Além do mais, ao fazer uma comparação, será mais fácil fazer o público ver o negócio do mesmo ponto de vista que você, ou seja, é mais persuasivo. Além das comparações, faça o uso de metáforas e analogias.

6. Apresente soluções:

Escolha uma situação de mercado que apresenta um problema e, em sua abordagem, apresente uma solução. Mas essa é uma técnica complicada, mas altamente funcional.

Tenha cuidado para que a solução seja realista, e procure não deixar “furos”, ou seja, cuidado para que a sua solução não soe como um caminho para outro problema. A resolução de situações complicadas, principalmente quando se trata de negócios de mercado, transmite credibilidade para o público.

7. Cuidado com as objeções:

Ao apresentar uma abordagem, tenha cuidado com possíveis objeções. Acredite, sempre haverá um comentário com alguma objeção questionando a funcionalidade ou a legibilidade do que foi apresentado.

Se possível, já tenha respostas pensadas ou até mesmo apresente-as na abordagem antes das objeções, afinal sempre há objeções previsíveis.

8. Use exemplos de pessoas comuns:

O público se sente imensamente mais motivado quando o exemplo citado é uma pessoa comum, como eles, e que obteve sucesso. Dessa forma, sua proposta de negócio soará bem mais alcançável, com a garantia de que trará grandes resultados.

Essa é uma ótima forma de publicar infoprodutos, por exemplo.

9. Não minta sobre seu produto:

Caso seu texto seja sobre um produto ou método, não minta sobre ele, afinal, há o risco de ser adquirido e posteriormente ser dado como propaganda enganosa. O caso é, antes de adquirir um produto, grande parte dos clientes fazem pesquisas sobre ele na internet. Não deixe que ele corra o risco de encontrar críticas negativas que questionam seu funcionamento.

10. Escreva de forma correta:

Escreva da forma mais correta e educada possível. Textos com erros gramaticais e erros de sintaxe não passam credibilidade. Sempre revise seus textos, e se possível, peça para mais alguém revisar. Evite ao máximo palavras escritas de forma errada e sentenças mal formadas.

No empreendedorismo digital, a abordagem sobre um produto ou os textos de um site é a sua maior publicidade. Quanto mais credibilidade e confiança ele passar, melhor. Uma escrita magnética é a garantia de uma abordagem convincente e um público fiel.

Forte abraço,

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

3 Comments

  1. Muito show de bola esse artigo, gostei. Parabéns pelo blog, vou passar a acompanhar. Já ganhou um seguidor!

    Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *