3

6 Dicas Para Como Criar Um Blog do Zero?

Para quem não sabe nada: Veja algumas dicas:

A internet e a tecnologia tem nos proporcionado uma mudança no modelo de trabalho como conhecemos. Hoje em dia, presenciamos com frequência pessoas que se tornaram empreendedores de sucesso com a ajuda da internet, uma realidade que atualmente está ao alcance de todos.

como-criar-um-blog-do-zero

Mas como começar? Quando pensamos em começar um negócio próprio na internet, rapidamente nos lembramos dos blogs, que ganharam popularidade e garantiram, para muitos blogueiros e blogueiras, o tão esperado crescimento profissional.

Você quer criar o seu blog, mas não sabe como? Veja algumas dicas de como criar seu blog do zero:

1. Faça o seu planejamento:

Antes de tudo, é necessário que você defina a abordagem do seu blog, ou seja, qual será o nicho. Essa é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes da criação do seu blog. Dessa forma, ele será voltado para um público específico.

É normal não ter um nicho definido de imediato quando você cria o blog do zero, mas aos poucos é possível ter uma certeza maior sobre qual assunto você quer se aprofundar.

Claro que você poderá abordar temas fora do nicho, caso queira, mas blogs com uma abordagem específica tem um maior número de seguidores, um público que procura manter-se informado por novas atualizações de seu site e que fazem visitas constantes.

Esse público em potencial está além do número de visualizações. Um blog que atrai seus visitantes, fazendo-os voltar a acessá-lo tem uma rentabilidade maior, otimizando seu tempo e dinheiro.

2. Seu título é sua marca:

Com seu nicho definido, chegou a hora de escolher o título e o domínio do blog. Por mais que seja possível alterá-los posteriormente, é ideal ter certeza de qual você quer porque é esse título que será a marca do seu blog, ou seja, é dele que o público irá lembrar.

3. Escolha a hospedagem e domínio:

Esse é o momento de decidir se inicialmente você irá optar por investir financeiramente ou não no seu blog, pois há opções de hospedagem e domínio pagas e gratuitas. As gratuitas mais conhecidas são através das plataformas Blogger e WordPress, onde é oferecido hospedagem e alguns layouts (ou seja, o design do site) mais básicos.

No entanto, essa é uma opção limitada, uma vez que o domínio tenha, em sua url, a marca da plataforma. Caso prefira usar a hospedagem oferecida pela plataforma e adquirir apenas o domínio, é possível adquiri-lo através do UOLHOST, GoDaddy.com e Registro.br.

Caso você opte por pagar a hospedagem e domínio e ter um serviço mais completo, basta buscar o melhor pacote para você. Há empresas que oferecem o pacote de hospedagem e domínio juntos, como o HOSTGATOR, UOLHOST e o LOCAWEB.

4. Escolha o tema do seu blog:

Evite utilizar os temas prontos oferecidos pelas plataformas. Por serem gratuitos, eles já são utilizados por muitos usuários e um tema próprio é um diferencial para o seu blog. Se você utiliza uma plataforma gratuita, muitas vezes é possível fazer personalizações existentes e deixa-los mais parecidos com a temática abordada em seu blog. Caso contrário, as empresas de hospedagem muitas vezes oferecem ou indicam web designers que você pode contratar para desenvolverem o layout para você.

Outra dica é, se você gosta do layout de algum blog específico, basta olhar no rodapé da página. Normalmente lá é possível encontrar o contato do designer que o desenvolveu.

5. Dedique-se:

Para um blog atingir um grande público e começar a ter popularidade, é necessário ter dedicação. Produzir conteúdos de qualidade sempre que possível, investir na divulgação de seu blog e sempre buscar inovações.

Outro item importantíssimo é a originalidade. Produza conteúdos autorais, não copie conteúdos de terceiros nem os cite sem dar os devidos créditos. Além de passar uma imagem negativa para o público, conteúdos de terceiros utilizados sem autorização é crime e podem lhe render sérios problemas.

6. Invista nas redes sociais!

Essa é a melhor forma de divulgar seu blog. Crie conta no Twitter, Facebook, Instagram, Google+ E compartilhe! Além de divulgar seus posts, aos poucos você terá mais seguidores que terão acesso a seus posts de imediato, garantindo visualizações nas publicações futuras. E, claro, não se limite. Se possível, faça sorteios, descubra novas redes, faça vídeos para o YouTube Tire proveito da Internet!

Tudo pronto para criar seu blog? Então vá em frente. A internet ainda é um meio de comunicação em ascensão, que ainda tem muito a crescer, então por que não fazer parte desse crescimento, não é mesmo?

Forte abraço,

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *