0

Como Aumentar Visitas No Seu Blog

Um dos momentos mais gratificantes em fazer parte do mundo dos blogs é ver o resultado de suas estatísticas e perceber que as visitas aumentaram.

O número de pessoas que leram seus posts aumentou, suas divulgações começaram a trazer resultados e, consequentemente, a renda gerada através de seu blog é maior. Acompanhar esse crescimento de um projeto criado por você é sempre um motivacional para aprimorá-lo ainda mais.

aumentar-visitas-no-seu-blog

No entanto, o número de visitas não cresce automaticamente quando o blog é criado, muito menos da noite para o dia. Mas há passos que, se forem seguidos, o retorno será garantido.

Mas afinal, como aumentar as visitas no seu blog?

  • Mantenha-o sempre atualizado:

Quanto mais atualizado seu blog, maiores as chances dele ocupar uma boa posição nas ferramentas de busca. Se seu blog publica notícias com frequência, ainda melhor.

A dica é sempre se manter atualizado. Acompanhe os alertas do Google sobre os assuntos que são abordados no seu blog, acompanhe seus sites favoritos e crie posts autênticos.

  • Tenha um domínio próprio:

Um domínio próprio não só passa mais credibilidade e seriedade, mas também se torna uma url mais fácil de ser memorizada, dessa forma a possibilidade de ganhar visitantes que voltam com frequência é maior.

Domínios próprios são baratos e fáceis de serem adquiridos. É possível verificar a disponibilidade e compra-los no Registro.br, UOLHOST ou GoDaddy.com, ou adquiri-los com o pacote de hospedagem. E não se preocupe, caso seu blog tenha um domínio na plataforma Blogger (Blogspot) ou WordPress, ele será redirecionado para o novo domínio.

O mesmo vale para o e-mail: É importantíssimo ter um endereço de contato válido com o domínio do blog.

  • Trabalhe a divulgação nas redes sociais:

É através das redes sociais que você irá adquirir leitores fixos e que irão acompanhar seu trabalho. Divulgue os posts de seu blog em seu perfil pessoal, crie as páginas independentes do blog e compartilhe bastante! Vale pedir para os amigos compartilharem e curtirem para dar uma ajuda.

Sempre que terminar um post novo, divulgue no Facebook, Twitter, Instagram… Quanto mais, melhor! E não se esqueça de adicionar os botões de compartilhamento para redes sociais em seu layout.

  • Trabalhe com links internos:

Sempre que possível, utilize link building em seu blog, ou seja, dentro da postagem, utilize algum link de alguma postagem anterior de seu blog. Assim, em uma visita a um único post, o leitor poderá se interessar por outros posts, gerando mais visitas.

  • Aprimore o uso de keywords:

É através das palavras-chave que o público é levado ao seu blog através de uma busca na internet, portanto é preciso ser bem específico sobre elas. Use-as sempre que possível, no domínio, nos posts, meta-description e até mesmo no código fonte do blog.

Não tem certeza se está fazendo o uso correto das keywords? Há diversas ferramentas que podem te ajudar a fazer essa análise, como o Google Analytics.

  • Aprenda SEO:

O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Buscas) é o que irá aprimorar seu blog para ter um bom ranking quando aparecer nos resultados de alguma pesquisa, como uma boa posição nos resultados do Google, por exemplo.

O uso do SEO se resume basicamente na forma como você trabalha com as palavras-chave. Mas não se trata de repetir várias vezes a mesma keyword de forma desconexa, até porque isso caracterizaria o uso como spam, mas sim trabalhar da forma correta no decorrer do conteúdo.

Claro que há um método de SEO com spam, chamado Black Hat, mas um blog sem spam e com conteúdo de qualidade ganham leitores que vão acompanhar seu trabalho e voltar em seu blog mais vezes. Caso você precise, há empresas e profissionais que trabalham diretamente com o SEO.

Com apenas alguns métodos, é possível aumentar o número de visitas do seu blog de uma forma surpreendente e, logo menos, perceber que o conteúdo que você tem desenvolvido tem trago resultados. A satisfação em realizar esse trabalho aumenta, assim como a motivação em continuar realizando-o e sempre melhorando.

Forte abraço,

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *