9

Como Criar um Blog em WordPress com Hospedagem Gratuita

Para quem esta iniciando no mundo dos blogs e não tem muitos recursos para “investir” (você frequentemente irá se deparar com o termo investimento, pois eu não penso que quando usamos nosso dinheiro para crescimento intelectual estamos gastando e sim estamos fazendo um investimento) esse post irá ajuda-lo, pois separei em passos simples como criar um blog em WordPress utilizando ferramentas gratuitas. Após seguir os passos do post você terá uma instalação do WordPress própria sem precisar de depender da plataforma na web que é bem limitada em relação a customizações.

criar um blog em wordpress

Você vai precisar:

·         WordPress (Será instalado automaticamente).

·         Um cliente para FTP (Faça o download do aplicativo no link abaixo).

https://filezilla-project.org

Você irá utilizar esse aplicativo para fazer futuras manutenções no seu blog, enviando arquivos específicos que você irá editar em seu computador, nesse primeiro momento não será necessário utilizar o Filezilla. Essa instalação poderá ser feita depois.

pagina de download do filezilla

Clicar em DOWNLOAD FILEZILLA CLIENT (Esse aplicativo será utilizado para enviar arquivos para sua hospedagem). Você será direcionado para a pagina do download.

filezilla download

Clicar em DOWNLOAD NOW. Você será direcionado para outra página, aguarde que o download será iniciado em poucos segundos. A instalação é bem simples, somente confirme as telas sem alterar nada. Depois que finalizar você terá esse ícone em sua área de trabalho para executar o aplicativo.

filezilla atalho

·         Um Host (hospedagem para seu blog)

Como a proposta do post é uma instalação gratuita, eu vou indicar o Hostinger. Que irá hospedar seu blog e também através dele vamos fazer a instalação automática do WordPress.

http://www.hostinger.com.br

hostinger criar conta

O processo de criação de conta também é bem tranquilo. Clique em CRIAR CONTA. Você será direcionado para a página de cadastro de nova conta.

hostinger formulario de criacao de conta

Preencha os campos com seus dados 1.[SEU NOME], 2.[SEU E-MAIL] (você irá receber uma mensagem para confirmar o cadastro no site), 3.[SENHA] sua senha de acesso, digite o código de caracteres que irá aparecer no momento do seu cadastro e não esqueça de marcar a caixa 4.[EU CONCORDO COM OS TERMOS DE SERVIÇO]. Clicar em CRIAR CONTA.

Pronto você já criou sua conta no Hostinger agora vamos criar seu domínio para que outras pessoas possam acessar seu blog. Faça o login com os dados do cadastro 1. [E-MAIL] e 2.[SENHA].

hostinger loginNa pagina inicial clique em HOSPEDAGEM, NOVA CONTA.

hostinger nova conta de hospedagem

Selecione a opção GRATUITO e depois clique em COMPRAR (fique tranquilo você não vai pagar nada!).

hostinger nova conta de hospedagem gratuita

O Hostinger tem várias opções de domínios gratuitos eu vou escolher .zz.vc, faça sua escolha (nesse post explico melhor como criar domínios .com, .com.br, .org, .net e outros, essa forma de criação não é gratuita e você terá que pagar um valor anual para manter seu domínio) mas seguindo a proposta do post vamos fazer sem pagar. Mantenha a opção SUBDOMÍNIO, no campo SUBDOMÍNIO GRATUITO eu criei como exemplo autobots.zz.cc, agora digite uma senha, essa senha será utilizada para você acessar o painel de configurações do seu domínio no Hostinger, nesse painel você terá acesso a várias ferramentas administrativas.

hostinger cadastro hospedagem gratuita

Na página de confirmação da requisição repare que a opção preço ficou em R$ 0,00 indicando que sua hospedagem foi feita gratuitamente. Coloque os caracteres que o CAPTCHA indica, não esqueça de marcar a opção EU CONCORDO COM OS TERMOS E CONDIÇÕES e clique em COMPRAR.

hostinger cadastro hospedagem gratuita confirmacao

Pronto! Sua conta de hospedagem foi criada com sucesso.

hostinger-confirmacao-de-criacao-sucesso

Clique no sinal de “+” para mostrar mais opções e clique em AUTO INSTALADOR.

hostinger auto instalador

Procure na página por GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO e clique em WORDPRESS.

hostinger gerenciamento de conteudo wordpress

Na página INSTALAR APLICAÇÃO WORDPRESS complete os campos LÍNGUA [PORTUGUÊS BRASILEIRO], escolha um nome para o USUÁRIO ADMINISTRADOR, crie uma senha para o administrador no campo SENHA DO ADMINISTRADOR, coloque seu e-mail no campo E-MAIL DO ADMINISTRADOR, crie um título (Esse será o nome que irá aparecer na parte superior do navegar quando alguém acessar seu blog) no campo TÍTULOS DO WEBSITE e uma descrição no campo WEBSITE TAGLINE, clique no botão INSTALAR.

hostinger instalacao da aplicacao

Na página AUTO INSTALADOR você irá acompanhar o processo de instalação, quando a coluna AÇÕES mudar o status de EM ANDAMENTO  o WordPress poderá ser acessado.

hostinger auto instalador status

Clique em DETALHES.

hostinger auto instalador detalhes

 Na página DETALHES DA APLICAÇÃO o campo URL será o endereço completo de acesso ao seu blog, em URL ADMINISTRATIVA você terá acesso a administração geral do WordPress, nela que você irá criar seus Posts, instalar Temas, Plugins, Widgets, etc. Veremos essas funcionalidades em outro post. Em USUÁRIO ADMINISTRATIVO indica o usuário que terá acesso ao painel de administração do WordPress.

hostinger detalhes da aplicacao wordpress

Vamos testar a instalação abra seu navegador e digite no campo de endereços a URL ADMINISTRATIVA [http://nomedoseudominio/wp-admin], por exemplo: http://autobots.zz.vc/wp-admin que foi o domínio que utilizei nesse post. Caso você receba a página dizendo que será NECESSÁRIA A ATUALIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS, clique no botão ATUALIZAR O BANCO DE DADOS DO WORDPRESS.

hostinger acesso wp admin

Quando o processo de atualização terminar clique em CONTINUAR.

hostinger atualizacao db wordpress

Informe seu USUÁRIO e SENHA.

hostinger login wordpress

Pronto! Se você receber a página abaixo indica que seu acesso ao painel do WordPress está OK!

hostinger painel wordpress

Agora vamos acessar o blog, digite em seu navegador a URL [http://seudominio], no meu caso será http://autobots.zz.vc

hostinger blog wordpress

Agora você tem seu blog em WordPress na sua própria hospedagem.

Eu utilizei a hospedagem do Hostinger, pois coloco algumas instalações de teste lá. Mas para quem deseja utilizar uma hospedagem mais profissional, sem desmerecer os serviços da Hostinger. Olhe as opções da HOSTGATOR que é a hospedagem que utilizo em meus projetos, esse blog esta hospedado lá.

Espero ter ajudado, um forte abraço!

PS: Não esqueça de curtir o post na janela ao lado, vamos divulgar para nossos amigos.

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

9 Comments

  1. Obrigado, suas dicas me ajudaram muito…
    Já salvei o site nos favoritos para acompanhar de pertinho hehe
    beijos

  2. Obrigada por essas dicas incríveis , ganhou uma fiel leitora .
    Estou iniciando no mundo dos blog agr . Queria tirar uma dúvida . quando contratamos uma empresa para layout e tls já temos que ter a hospedagem pronta ?/ .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *