1

Como Fazer Um Blog de Sucesso – Lição 1

A proposta da série como fazer um blog de sucesso é dar dicas em lições simples para que você possa construir seu blog seguindo um roteiro bem definido. Vamos utilizar nessa lição uma técnica chamada “elevator pitch”.

como fazer um blog

Como Fazer Um Blog, iniciando com “elevator pitch”

O que é “elevator pitch”?

“Um elevator pitch é uma visão geral de algumas idéias para um produto, serviço ou projeto. Esse conceito reflete o fato de que idéias podem ser entregues no intervalo de tempo de uma viagem de elevador (por exemplo, de 80 a 120 palavras em 30 segundos” Fonte – Wikipedia.

Muitos cursos de negócios e auto-aperfeiçoamento ensinam os alunos a desenvolverem um elevator pitch para seus negócios (ou para si mesmos). A proposta é ter algo curto e nítido que você pode dizer sobre si mesmo quando a oportunidade surge, em vez de ficar super atrapalhado através de uma explicação vaga sobre seu negócio, perdendo a oportunidade de impressionar o seu ouvinte.

 O elevator pitch tem dois objetivos:

  • Comunicar o que você faz.
  • Fazer com que a pessoa que recebe sua informação queira saber mais.

Elevator Pitch para Blogueiros

Embora a ideia de um elevator pitch seja normalmente encorajada quando empreendedores iniciantes estão à procura de investidores, desenvolvendo um elevator pitch para o seu blog será uma estratégia inteligente também.

como fazer um blog ideias

Uma das razões mais importantes para fazer esse exercício é que ele força um blogueiro para pensar em o que seu blog vai comunicar e como irá comunicar isso, deixando bem claras essas idéias em sua mente. Se você ficar confuso sobre o que seu blog é, será  bem provável que alguém não entenda à proposta dele também.

Saber o que o seu blog irá comunicar, ajuda em muito como desenvolver todos os seguintes aspectos: 

Na verdade, quase todas as tarefas que vamos enfrentar nas próximas lições vão depender do elevator pitch que você irá fazer.

Outras razões

Após concluir você saberá comunicar muito bem o propósito do seu blog, e com isso todos os benefícios que seus leitores terão, outros blogueiros, potenciais parceiros de negócios, representantes de meios de comunicação e jornalistas,  anunciantes e até mesmo amigos e familiares que podem não entender o que você está fazendo.

Depois de criar o elevator pitch do seu blog, não há limite para os locais e situações onde você poderá usá-lo em parte, ou na sua totalidade. Alguns pontos importantes:

Título do seu blog (Tagline): Ter um título curto, e objetivo bem definido para o seu blog pode ser uma poderosa técnica de comunicação, atraindo rapidamente novos leitores. Os leitores que não percebem o que seu blog está se propondo a fazer irão se afastar rapidamente, sendo assim seu título é muito importante.

A página Sobre (About): Novos visitantes tendem a entrar na página sobre de um blog. Além de ser o lugar ideal para comunicar sobre o propósito do seu blog de forma bem direta, é também um bom local para comunicar as razões pelas quais eles devem se inscrever e voltar.

Conversas na vida real: Se você está em uma conferência, reunião de negócios, ou apenas em uma conversa informal, e se o tema do seu blog for tocado, não perca a oportunidade de falar sobre ele.

Cartões: Eu recebo um monte de cartões de visita em reuniões, e para ser honesto, depois de um tempo não me lembro quem me deu a maior parte deles. Adicionando uma ideia poderosa em seu cartão vai ajudar a desencadear na memória de quem você deu, lembranças sobre seu blog.

Assinatura de Email: Muitas pessoas têm links para seus blogs em seus e-mails, mas a ligação pode ser melhor trabalhada. Por que não adicionar seu elevator pitch? Da mesma forma, que você coloca um link em sua assinatura de e-mails tente incluir uma breve descrição do que você faz, para motivar as pessoas a acessarem seu blog.

Perfis nas mídias sociais: O mesmo vale para todos os seus perfis nas redes sociais. Assim como você usou na assinatura de emails, incluir a mesma técnica para atrair visitantes a partir das redes sociais.

Eu acredito que estamos vivendo uma fase em que os blogs serão instrumentos para ajudar as pessoas a resolverem necessidades reais.

Lição 2!

Um forte abraço,

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *