0

Como Fazer Um Blog de Sucesso – Lição 2

Utilize Uma Escrita Com Listas

A utilização de listas é uma técnica muito comum entre os blogueiros, observe os posts mais visualizados nos agregadores de conteúdos. Por exemplo, DiHitt, Colmeia, Uêba, e outros. (Que são minas de geração de tráfego para seu blog). Você verá que a maior parte do conteúdo “quente” foi escrito utilizando esse estilo.

As listas ajudam a comunicar um número de pontos de forma rápida e fácil, e ajudam os leitores a saberem se um post contém informações interessantes para eles.

lista imagem

8 Razões Pelas Quais Listas em Posts São Poderosas Para Blogueiros

Comunicação com Listas são poderosas porque:

  1. Listas são escaneáveis: Os leitores são notoriamente preguiçosos e tendem a varrer o conteúdo em vez de lê-lo palavra por palavra. As listas ajudam a comunicar um número de pontos de forma rápida e fácil, e ajudam leitores a saberem se um post contém informações interessantes para eles.
  2. Listas são diretas: Muitas coisas podem fazer os leitores perderem o foco em um post, excesso de banners, cores fortes, muita informação na tela, imagens animadas, etc. As listas irão mantê-los focados, pois cada ponto tem um começo e fim.
  3. Listas mantêm uma boa estética: Eu não sei se você tem a mesma impressão? Mas quando acesso um blog cheio de textos com formatação confusa, não consigo ficar nele por muito tempo. Listas, por outro lado, podem deixar o visual agradável e estimular a leitura por mais tempo.
  4. Listas podem ser abrangentes: Enquanto alguns podem argumentar que enumeras ideias não podem ser apresentadas dessa maneira, quando são bem escritas, são tão abrangentes quanto qualquer outro estilo de apresentação.
  5. Listas são convincentes: Se você deseja convencer seus leitores sobre um conceito ou ideia. Apresentando vários argumentos em uma lista pode ser bastante convincente. Novamente, é sobre a inclusão de pontos identificáveis ​​que juntos irão formar um argumento convincente.
  6. Listas podem adicionar facilidade na escrita: Eu gosto de escrever utilizando listas porque elas quebram meus pensamentos em pequenos blocos de ideias, o que é bom para os meus leitores. E me ajudam muito na hora de expressar meus pensamentos através da escrita.
  7. Listas têm poder viral: As listas podem iniciar uma epidemia de ideias. Pelas razões acima e muito mais. Blogueiros e aficionados pelas mídias sociais parecem amar compartilhamento de listas e, como resultado, elas se espalharam rapidamente pela internet (e fora também).
  8. Listas descomplicam: Uma razão que eu gosto de dizer sobre a utilização de listas é que ideias complexas ou tarefas podem ser quebradas através de passo a passo em forma de lista. Eu sei que no meu blog os tutoriais em passo a passo no formato de lista funcionam muito melhor para os leitores. Dessa forma, um procedimento que pode parecer à primeira vista complicado, torna-se acessível através de uma lista de tarefas.

Hoje sua tarefa é escrever um post utilizando listas em seu blog. Para começar, pense no que seu público estaria interessado. Em seguida faça uma ou mais propostas abaixo:

  • Uma explicação passo a passo de um procedimento.
  • Um conjunto de ideias ou pessoas.
  • Um grupo de itens ou conceitos ordenados.

Uma dica: Utilize listas em seus posts mas não se limite a elas. Vimos que as listas podem ser incrivelmente poderosas, por outro lado os leitores podem sentir-se frustrados, se isso é tudo o que você apresenta para eles.

Lição 1!

Forte abraço,

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *