0

Landing Page, O Que É?

Uma Landing Page (Página de Destino)  é qualquer página da web por onde um visitante possa chegar. No entanto, quando se discute sobre páginas de destino dentro da área de marketing e publicidade, é mais comum dizer que uma página de destino como sendo uma página independente do seu site, que foi projetada para um objetivo específico.

landing plane

Isso significa que sua Landing Page não deve ter nada que possa tirar a atenção do visitante. A principal razão para isso é limitar as opções disponíveis e guiá-lo em direção ao seu objetivo.

Tipos de Landing Page

Há dois tipos básicos de página de destino, a referencial e transacional.

Landing Page Referencial

Uma landing page referencial apresenta tudo que um visitante precisa para tomar um decisão rápida, informação, fotos, textos, videos, etc. Por exemplo:

landing page exemplo referencial

Landing Page Transacional

Uma landing page transacional, pede para que o visitante tome uma ação para receber mais informações, como uma sequencia de vídeos, ebooks, etc. Por exemplo:

landing page exemplo transacional

Cliques na Landing Page

Cliques nas páginas de destino (como o nome indica) têm o objetivo de convencer o visitante a clicar para outra página. Essa técnica é chamada de funil de vendas, que pode ser usado para descrever um produto ou oferta em detalhes suficientes, para que o visitante tome uma decisão de compra.

Muitos sites levam o visitante direto para paginas de vendas ou registro. Esse tipo de conversão é muito baixo, pois a pagina apresenta poucas informações para uma decisão. Por outro lado quando uma landing page é bem elaborada, as chances de conversão são muito maiores.

A combinação de landing page com squeeze page ​​para capturar dados do usuário, como nome e endereço de e-mail é perfeita. O único propósito da página é coletar informações que lhe permitirá aumentar o relacionamento e confiança do visitante. A página de captura (squeeze page) irá conter um formulário, juntamente com uma descrição do que você vai fornecer em troca dos dados do visitante.

Abaixo segue uma lista do que se pode oferecer em uma landing page combinada com squeeze page:

  • Ebook
  • Webinar
  • Serviços profissionais
  • Cupom de Desconto / Voucher
  • Um presente físico
  • Aviso de um lançamento

O tipo de formulário irá influenciar sobre a conversão. Não solicite dados como, telefone, números de documentos, etc. Pois você só irá precisar do e-mail para fazer contato com o visitante.

Use um Call to Action

Mostre ao visitante o que ele tem que fazer. É o segundo ponto mais importante na criação de uma landing page. É ele que vai te ajudar em muito na conversão. Um excelente recurso é utilizar dentro de um botão, pois deixa claro para o visitante o que deve fazer. Já virou um padrão na internet, os usuários já estão acostumados, o que aumenta a conversão. Prefira informar o usuário sobre o que vai acontecer se clicar no botão, como “Baixar Aplicativo”  do que um simples “Clique Aqui”.

clique aqui

Faça Testes A/B

Cada site tem suas próprias características e tipos diferentes de visitantes. Ou seja, cada situação é única. Então como você vai saber se é melhor exibir um vídeo ou um formulário de pedido? Desenvolvendo um Teste A/B.

Ele se baseia na análise estatística de uma versão A converter melhor do que uma versão B, daí que vem o nome do teste. Assim você vai utilizar uma versão com imagens ou sem. Outro teste pode sugerir um layout com o botão de ação em posições diferentes (direita ou esquerda). Colocar palavras diferentes também é uma opção, como “Saiba mais” e “Clique aqui”.

É necessário você testar o que cada mudança pode trazer de benefícios para atrair a atenção do visitante. Afinal, a intenção é aumentar a conversão.

Forte abraço,

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *