0

Marketing Para Seu Blog, Estratégias Gratuitas

Engana-se quem pensa que um marketing bem trabalhado e com grande retorno para seu empreendimento precisa ser caro e requer um grande investimento. A verdade é que atualmente, graças à tecnologia, há diversas estratégias de marketing gratuitas e efetivas para seu blog e empreendimento digital.

marketing

E o melhor? Pode ser feito completamente por você, em apenas alguns passos. Nada de contratação de profissionais, apenas o investimento do seu tempo.

Primeiramente, é necessário que você tenha um blog ou site:

Ou seja, a base de tudo. É através dele que você trabalhará a maior parte das estratégias de marketing, e é para ele que será voltado o seu foco.

É necessário que alguns esforços sejam feitos em cima de seu blog, como aperfeiçoá-lo e deixa-lo mais profissional, aprimorar as estatísticas dos números de visitas do seu blog e deixa-lo mais atraente para que as marcas queiram anunciar com você, e tudo isso é possível ser feito gratuitamente, com táticas de divulgação em redes sociais, personalização de templates (que é possível encontrar gratuitamente na internet) e trabalhando o SEO em seu blog.

Anúncios em seu blog:

A publicidade online é possivelmente a forma de marketing mais conhecida e utilizada atualmente por blogs e sites. Mas se engana quem pensa que todas são iguais e trabalhadas da mesma forma. Os anúncios que vemos na grande maioria dos sites podem estar gerando lucros através do número de cliques ou visualizações. Mais especificamente, há os anúncios:

CPM (Custo por mil): É um tipo de marketing online onde o valor do anúncio é estabelecido através do milheiro de impressões daquele anúncio em seu blog.

CPC (Custo por Clique): É a forma mais comum de lucro com anúncios. Desta forma, o anunciante te disponibiliza o banner com anúncio que será exibido em seu blog e, cada vez que alguém clicar nele, você recebe por isso.

A forma mais comum do CPC que temos atualmente é o Google AdSense, que é gratuito para exibição em seu blog. Já para os anunciantes que desejam ter seus anúncios exibidos através do AdSense, é utilizado o Google AdWords, que é pago e o anunciante escolhe as palavras chave que ele deseja que sejam associadas a seus anúncios.

Vale lembrar que esses anúncios valem não apenas para blogs e sites, mas também para vídeos de canais do YouTube.

marketing gratis

E-mail marketing:

Uma das formas mais diretas de estar em contato com o público alvo de seu marketing. Com o e-mail marketing, é desenvolvida uma lista de contatos de e-mails (como os e-mails das pessoas que se inscreveram para receber os newsletters do seu blog, por exemplo). Assim, você enviará para essa lista os e-mails de marketing diretamente. Podem ser novidades, ofertas, lançamentos, infoprodutos exclusivos para o público que assina o newsletter do blog, e por aí vai.

Coloque-se no lugar de seu cliente:

É necessário colocar-se no lugar de seu cliente para saber quais melhorias devem ser aplicadas em seu negócio para que a procura aumente. Mas como descobrir qual a maior procura do público? Através da análise das buscas.

Para chegar a uma página web específica, o público faz uma busca utilizando as palavras chave. Há formas de analisar quais são as palavras chave mais procuradas, como através do Google Analytics, do AdWords e do site SEMrush.com. Descubra quais as palavras chave mais utilizadas nas procuras do seu nicho e utilize-as a seu favor.

Caso você possua um e-commerce, faça uma análise de quais são os produtos mais procurados da sua categoria e descubra como disponibilizá-los em seu negócio. Já no caso de sites e blogs, utilize-as para aumentar o número de visitas através do SEO, por exemplo.

O processo de marketing não se trata apenas de como seu produto atingirá o cliente, mas também como você chegará até ele e como irá mantê-lo. Disponibilize facilidades (como meios de pagamento, por exemplo), os produtos mais procurados, invista na publicidade e seu tempo e logo você verá os resultados de seus esforços surgindo com o crescimento de seu empreendimento.

Forte abraço,

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *