0

O Que é SEO? Como Aplicar em Seu Blog em WordPress

Quem já faz parte do mundo dos blogs certamente já ouviu falar em SEO. A técnica tão falada tem se tornado cada vez mais um objeto de estudo e tem sido cada vez mais aplicada por blogueiros que desejam aumentar o número de visitas em seu blog.

A técnica, que é trabalhada na estrutura do blog e no desenvolvimento dos posts, tem se tornado cada vez mais utilizada, correspondendo ao crescimento constante da internet e da renda que ela tem gerado para empreendedores digitais.

o-que-e-seo-como-aplicar-em-seu-blog-wordpress

Mas o que é SEO?

SEO é a abreviação para Search Engine Optimization, ou seja, Otimização de Mecanismo de Pesquisa. É basicamente o aprimoramento de seu blog para que ele tenha um bom ranking, ou seja, um bom posicionamento nos resultados de sites de mecanismo de busca, como o Google e o Bing.

Mas por que isso é tão importante? Porque normalmente quando uma pesquisa é realizada em um mecanismo de busca, quem está realizando a busca encontra o resultado nas primeiras páginas, então é importante que seu blog esteja entre elas.

A importância é ainda maior para sites e blogs de nichos saturados, onde há grande concorrência e em sites de e-commerce. Um site que aparece entre os primeiros no resultado da busca, tem uma renda maior.

Como funciona o SEO?

Para entendermos como funciona o SEO, primeiramente é necessário saber o que é levado em conta pelo buscador na hora da pesquisa:

  • On page: São elementos da página, como título, subtítulo, o post, bullet points, nomes das imagens… Quanto mais a palavra chave aparecer nesses elementos, melhor.
  • Link Building: São os links que levarão para páginas do seu blog. Podem ser links do seu próprio blog levando para outros posts ou links de terceiros levando para seu blog.
  • Feedback: É o retorno do público para seu blog, como por exemplo se você tem um público fixo, que acessa seu blog mais de uma vez. Por isso a importância de utilizar o SEO White Hat.

O SEO pode ser White Hat, que é o SEO trabalhado de forma honesta e o Black Hat, que é o SEO trabalhado com spam. No entanto sites trabalhados com Black Hat não tem o mesmo retorno (principalmente do feedback) e podem até serem punidos pelo buscador.

Como aplicar o SEO no meu blog em WordPress?

  • Meta Tags:

A única forma de visualizar e editar as meta tags é através do código fonte da página. Apesar de não serem visíveis ao leitor, é uma das formas que o buscador usa para encontrar seu blog.

As mais importantes são a <Title>, que apesar de não ser exatamente uma meta tag, é onde fica o título no código do seu blog, e é importante trabalhar a palavra chave nele, a <meta name = description>, onde está a descrição do seu blog, onde também deve ser trabalhada a palavra chave, a <meta name = robots>, que dirá ao buscador quais páginas devem ser indexadas na busca e a <meta name = keywords>, que são as palavras chave em si.

Mas o que são as palavras chave?

São as palavras da categoria do seu blog (como emagrecimento, empreendedorismo, etc) e que serão utilizadas pelo público no buscador para chegar até seu blog.

É possível ver quais são as palavras chaves e as buscas mais utilizadas através do Google AdWords e do SemRush.com.

  • Plugin WordPress SEO by Yoast:

Esse é o plugin mais completo para otimização SEO para WordPress. Através dele é possível configurar um título diferente do que aparece para os resultados nas buscas, assim como a descrição.

É possível configurar também a palavra chave que deve ser focada, e até mesmo fazer uma análise completa para verificar se seu blog está com o SEO correto através do “page analysis”.

Ao configurar o SEO corretamente em seu site, é possível ver uma grande diferença no número de acessos, uma vez que o posicionamento nos resultados foi aprimorado e está entre os principais resultados.

Mas não se limite! Sempre que possível, continue os estudos com SEO para aumentar as visitas do seu blog cada vez mais.

Forte abraço,

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *