5

Plataforma Blogger, Como Criar Um Blog no Blogspot

A internet é um meio de comunicação que devido ao seu constante crescimento, se tornou altamente rentável, popularizando os blogs cada vez mais. Afinal, quem não quer fazer parte de uma rede com tamanho retorno financeiro, não é mesmo?

plataforma-blogger-como-criar-um-blog-no-blogspot

Em consequência a essa grande procura de pessoas querendo ingressar no mundo dos blogs, diversas plataformas surgiram já com diversas facilidades para ajudar quem quer começar, porém não sabe como. Afinal, como criar um blog do zero?

Uma dessas plataformas é o Blogger, a plataforma de blogs do Google, uma das mais conhecidas, confiáveis e práticas da atualidade. Você quer fazer parte do mundo dos blogs com um blog no blogspot? Então siga essas dicas:

Tenha um e-mail Gmail:

Para criar uma conta no Blogger, é necessário ter uma conta de e-mail no Gmail. Lembre-se de utilizar uma conta válida e que você tenha acesso não apenas ao e-mail, mas também ao telefone celular vinculado a conta e ao e-mail de recuperação. Caso não tenha, não se preocupe, basta criar uma nova conta, é fácil e rápido.

Uma boa ideia é criar uma conta de e-mail utilizando o mesmo domínio ou nome do seu blog, dando mais credibilidade ao contato.
Com esse passo pronto, basta utilizar o e-mail criado e sua senha para fazer login em blogger.com.

criar-blog-blogspot

 Criando seu blog no Blogger:

Ao fazer login, o Blogger mostrará seus blogs existentes. Caso você não possua nenhum, basta clicar em “novo blog”. Feito isso, o Blogger irá exibir a primeira tela de criação, onde será criado o título e a URL do seu blog. Se você não tem certeza ainda sobre qual título ou domínio utilizar, é possível alterar depois, conforme a disponibilidade.

Caso você já tenha comprado um domínio próprio, isso será configurado depois. Mesmo com um domínio próprio, você irá possuir este e o do blogspot, que será redirecionado.

criar-blog-blogspot-titulo

Nessa mesma tela o Blogger disponibilizará diversos templates para você começar a utilizar seu blog. Posteriormente também é possível personaliza-lo, utilizando um de sua criação, algum encontrado na internet ou até mesmo fazer pequenas alterações no layout do template que está sendo utilizado, pela própria plataforma do Blogger.

criar-blog-blogspot-templates

Personalizando seu blog no Blogger:

Seu blog já foi criado e já está pronto para uso! Mas que tal deixa-lo mais personalizado? Ao clicar no título de seu blog, será exibida a área de trabalho do Blogger. Através dela é possível acessar todas as configurações de seu blog, assim como começar a criar seus posts.

Também é exibido o número de visualizações de página na semana, tal como acompanhar todas as estatísticas, como origens de visitas. Lá é possível saber quais fontes estão gerando mais visualizações, e assim ter uma ideia qual tipo de divulgação você deve investir para aumentar o número de visitas no seu blog.

criar-blog-blogspot-estatisticas

No menu “Configurações” é possível alterar seu título, descrição e domínio. Lembre-se de criar uma descrição contando o que é abordado em seu blog, será importante ao divulgar seu blog em alguma rede social, por exemplo.

Você também pode alterar seu domínio, seja para continuar utilizando o domínio .blogspot ou utilizar seu próprio domínio, que pode ser adquirido através do UOLHOST, Registro.br, GoDaddy.com, entre outros.

Se seu blog será utilizado por mais autores, é possível adicionar suas permissões, basta incluir uma conta do gmail válida.

Em “Layout” é possível adicionar gadgets, alterar colunas e adicionar menus e páginas. Já em “Modelo” também é possível personalizar o template do seu blog, seja em “personalizar” e alterar as cores e fontes utilizadas, “editar html” para fazer as alterações diretamente no código fonte e até mesmo subir um arquivo .xml com um template totalmente novo. Lembre-se sempre de fazer back up do seu template.

Começando a postar no Blogger:

A dinâmica de posts do Blogger é bem simples. O ícone para começar um novo post está sempre em destaque e já oferece todas as opções necessárias, como inserir vídeos e imagens, seja de seu computador, Picasa ou URL, tags e formatação de texto.

Configurando o AdSense:

Uma vez que seu blog esteja em uso, é possível ativar o AdSense para que sejam exibidos anúncios em seu blog, que irão gerar rendas de acordo com o número de cliques nos anúncios.

Fácil, não é mesmo? A plataforma Blogger é altamente prática e dinâmica, e em apenas alguns minutos já é possível criar seus primeiros posts e divulga-los na rede! Pronto para fazer parte do mundo dos blogs?

Forte abraço,

André Luis

Gostou, Compartilhe!

Fundador e Editor do blog ComoFazerBlogs. Empreendedor e blogueiro, dedicando boa parte de seu tempo na produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade. Estudante de Gestão de TI, Matemática e Produtos Microsoft.

5 Comments

    • Obrigado Carlos! Para você que está começando tenho boas notícias! Estou enviando para os assinantes da minha lista um curso express com passo a passo para iniciar um blog e desenvolver negócios com blogs. Espero você na minha lista! Forte abraço e muito sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *